Life: Its not meant to be safe. Ay! Ay ay ay…Take this waltz.

VIDA
por Osho
Vida é insegurança.
É um jogo.
Se tudo fosse como você gostaria que fosse, e se tudo fosse certo de acontecer, você não seria um homem, você seria uma máquina.Somente para as máquinas tudo é certo e seguro. O homem vivem em liberdade. A liberdade precisa de insegurança e incerteza. Um homem de verdadeira inteligência sempre hesita, porque ele não tem nenhum dogma no qual se arrimar, se apoiar. Ele tem de olhar e responder.

Lao Tzu diz:
Eu hesito e ando alerta na vida, porque não sei o que irá acontecer. E eu não tenho nenhum princípio a seguir. Tenho de decidir a cada momento. Nunca desisto de antemão. Tenho de decidir quando o momento chega.
Então é preciso estar pronto para responder. É isso que é responsabilidade.

Responsabilidade não é nenhuma obrigação, não é um dever – é uma capacidade para responder. Um homem que quer saber o que é a vida tem de ser alguém capaz de responder.

Isso está faltando.

Séculos de condicionamento deixaram-no mais parecido com uma máquina.

Você perdeu a sua humanidade, você barganhou em troca de segurança.

Você tem segurança e conforto e tudo foi planejado pelos outros. E eles colocaram tudo no mapa, eles mediram tudo. Isso é uma absoluta tolice, porque a vida não pode ser medida, ela é imensurável.

E nenhum mapa é possível porque a vida é um fluxo constante. Tudo está sempre mudando. Nada é permanente, exceto a mudança. Heráclito diz: Não se pode pisar duas vezes no mesmo rio”.

Os caminhos da vida são muito tortuosos. Os caminhos da vida não são como os trilhos de uma estrada de ferro. Não, ela não corre em trilhos. E essa é a beleza da vida, a sua glória, a sua poesia, a sua música – ela é sempre uma surpresa.

Se você estiver pensando em segurança, certeza, seus olhos se tornaram fechados. E você se surpreenderá cada vez menos e você perderá a capacidade de se maravilhar. Uma vez perdida a capacidade de se maravilhar, você terá perdido a religião. Religião é a receptividade para o misterioso que nos circunda.

Não busque segurança, não busque conselhos sobre como viver a sua vida. A vida é tão preciosa! Viva-a!

Você cometerá erros. Apenas lembre-se de uma coisa: Não cometa o mesmo erro repetidamente. Basta isso. Se você puder cometer um novo erro a cada dia, cometa-o. Mas não repita os erros, isso é tolice.

Um homem pode encontrar novos erros para cometer estará crescendo continuamente, esse é o único meio de aprender, esse é o único meio de você chegar à sua própria luz interior.A

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s